sexta-feira, 31 de outubro de 2008


COMUNIDADE ONLINE
Comunidade, em geral, significa viver em conjunto, partilhar o mesmo espaço, contexto, objectivos, culturas, estruturas políticas e conceitos básicos de educação, formação e cidadania. A Comunidade na Aprendizagem, á semelhança desta, caracteriza-se pela: partilha, colaboração, vivencias em comum num contexto Educativo.
Riel, aplica a definição tanto a comunidades online como a presenciais e mostra novas concepções de aprendizagem e novas oportunidades para o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem através de recursos tecnológicos. Num outro estudo, Riel e Fulton (2001) descrevem a participação dos estudantes numa comunidade de aprendizagem:
«Os estudantes aprendem a trabalhar em equipas e aprendem como agir relativamente ao funcionmento das equipas...cada membro da equipa contribui de alguma forma para o resultado. Isto torna os estudantes de uma comunidade de aprendizagem interdependentes...O conhecimento distribuído é um bloco de construção para tais comunidades de aprendizagem».
Muitos investigadores e instutores encaram a aprendizagem como uma actividade social, situada e colaborativa e vêm na tecnologia um recurso para a colaboração, exige-se no entanto, que a educação online seja mais do que uma mera apresentação de material. Pois que, sem interacção que implique colaboração, participação activa e contínua e, que conduza pelo menos potencialmente á criação de uma comunidade de aprendentes, as oportunidades que estes média permitem, serão desperdiçadas.
Palloff e Pratt (1999) sugerem que uma comunidade online de sucesso inclui:
«Interacção activa envolvendo tanto o conteúdo do curso como comunicação pessoal, aprendizagem colaborativa demonstrada por comentários primeiramente dirigidos de aluno a aluno em vez de aluno a instrutor; e significado socialmente construído demostrado pelo acordo ou questionamento com a intenção de atingir concordância em questões de significado».
Harasin (2000) escreve que "o princípio da aprendizagem colaborativa pode ser o conceito mais importante para a prendizagem online relacionada com a internet, uma vez que este princípio se relaciona com o poder sócio-afectivo e cognitivo da aprendizagem da web.
A definição de Comunidade varia muito nos estudos efectuados, mas todos concordam que em contextos educacionais, a comunidade é evidênciada numa turma em que os estudantes participem activamente, partilhando tanto as ideias pessoais como as académicas. Frequentemente a comunidade é constituída através de um fórum de discussão ou alguma outra forma de conferênca em rede, ao qual os estudantes têm acesso em qualquer momento, não sendo no entanto, objecção relevante o facto de que muitas vezes este tipo de interacção é assíncrona.
(Mc Ginnis,1996; Hermann, 1998; Mc Donald e Gibson, 1998; Palloff e Pratt, 1999; Collison e al, 2000; salmon, 2000; Campos e al, 2001).

Sem comentários: