terça-feira, 31 de agosto de 2010

A função da arte e educação.

Desde a civilização grega, na europa ocidental que a arte toma um papel importante e fundamental na educação para o desenvolvimento do potencial humano; o equilíbrio pessoal/emocional, do belo e do harmonioso foi sem dúvida a maior preocupação na educação da grécia antiga. Contudo outros momentos se seguiram desde a centralidade no homem e, mais tarde ao periodo do Renascimento. Após a 2ª guerra mundial a ONU- (UNESCO), reintegra a preocupação da centralidade humana na educação. A educação passa a ser o instrumento impulsionador para se recuperar a importância autêntica das artes na educação; desde o surgimento da primeira ideia em abstrato passando pela sua maturação, iluminação ou aperfeiçoamento estético, até à sua criação material palpável, dá-se um processo de desenvolvimento e construção do ser humano que se torna especialmente importante nas crianças aos níveis da psicomotricidade, do desenvolvimento da imaginação criativa e, da capacidade de relacionamento entre a realidade e o concreto e a sua representação traduzida nos signos abstratos da representação individual.


De entre os diversos desafios da sociedade actual, a capacidade criativa é das mais

necessárias para a criação de cenários capazes de enfrentar e apaziguar problemáticas do

meio e das sociedades onde cada sujeito se movimenta.


Maria Isabel Almeida, 2010 - Universidade Aberta.





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