terça-feira, 31 de agosto de 2010

Intervenção Educativa

Cenários de Intervenção Educativa.




Espaço organizado de forma colaborativa/cooperativa. Pedagogia favorável à curiosidade pela aprendizagem e à aquisição do conhecimento. O centro do saber é o grupo sendo atribuído ao educador o papel de orientador - não transmite um conhecimento profundo e único mas facilita e ajuda o grupo a compartilhar o conhecimento que ele tem do mundo (físico-geográfico) e a fazer novos conhecimentos. O apoio didáctico-pedagógico é muito simples, básico e tradicional mas que em si mesmo, pela apresentação palpável poderá sugerir maior poder conceptual e domínio facilitado á compreênção cognitiva, na faixa etária a que se destina.



Espaço organizado de aspecto informal facilitando a visualização mútua entre alunos-professor- recurso pedagógico. O centro do saber traduz-se na dramatização (teatrinho de fantoches), pelo educador que se apoia na utilização de recursos didáctico-pedagógicos promovendo a capacidade crítica dos participantes, a familiarização com a diferença, as atitudes e comportamentos que fazem parte dos códigos sócio-culturais da sociedade e do meio envolvente. O recurso utilizado transforma-se no pólo dinamizador da acção, mediado e orientado pelo educador induzindo o desenvolvimento das capacidades crítica, cognitiva e a aceitação e conhecimento do outro.

Maria Isabel Almeida, 2010 - Universidade Aberta, "Intervenção em Grupos Específicos".












Sem comentários: