terça-feira, 31 de agosto de 2010

Os desafios da educação centrada no sujeito.


Independentemente da cultura, da sociedade e da faixa etária os quatro pilares da educação são fundamentais e essenciais ao compromisso que cada sujeito deseja assumir e, concretizar de utilidade social e cultural, assim como o prestígio pessoal perante a sociedade onde se insere. Aprender, por isso, a conhecer o outro e a sua forma de estar, viver, pensar, actuar é um processo indispensável para uma compreênsão da diferença de forma autêntica e concreta; aprender a fazer, o modo como actua, infere, colabora e partilha faz do sujeito um pedagogo em desenvolvimento, assim como aprender a viver com o outro e com a diferença, entendendo, sendo tolerante, colaborante, flexível e socializante; nesta perspectiva chegamos então à centralidade na pessoa, ao eu de cada ser humano que apesar de diferente genética e culturalmente, consegue desenvolver-se em sociedade de forma a tornar-se mais capaz para a comunidade, para a família, para o mundo – equilibrando-se psicológica e emocionalmente na satisfação e/ou realização pessoal, estágio que ocorre do seu elevado grau de utilidade sócio-cultural.

Maria Isabel Almeida, 2010 - Estudo elaborado para a Universidade Aberta.





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